27 Set 2022
Projetos Especiais

YOUTH 4 BAUHAUS ERASMUS + KA220-YOU (cooperation partnership in youth)

Na semana de 12 a 16 de setembro, 3 estudantes com necessidades especiais, uma professora de educação especial e uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP) da Escola Secundária D.Maria II, estiveram em Košice, na Eslováquia, no âmbito do projeto Youth 4 Bauhaus, financiado pelo programa Erasmus + da União Europeia (ERASMUS + KA220-YOU -cooperation partnership in youth), da iniciativa da empresa Teatro Circo de Braga, E.M., SA, entidade responsável pelo Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts. 



O projeto envolveu estudantes das cidades de Braga, Bucareste, Gante e Košice. Ao longo desta semana, 40 jovens destas cidades envolvidas (10 locais e 30 internacionais, 5 deles com necessidades especiais), participaram em atividades de formação e aprendizagem (LTTA: Learning, Teaching, Training Activities), concretamente seminários, workshops, visitas e conversas sobre urbanismo, espaço público e futuro sustentável. Alicerçado na iniciativa New European Bauhaus (NEB) e inspirado pela criatividade, arte e cultura, a iniciativa vem acrescentar ao Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) uma nova dimensão, assumindo como missão aproximá-lo de todos os cidadãos e das suas vidas comuns.



Pretendeu capacitar os jovens para as mudanças que ocorrem nas cidades onde vivem, dando-lhes voz e motivando-os para questões sobre desenvolvimento sustentável, arquitetura, urbanismo, negócios, sociologia, ecologia e cultura. Ao longo da semana, os jovens foram desafiados a pensar e debater em conjunto, in loco e em tempo real, questões concretas do foro urbano, ambiental, político, social e cultural das quatro cidades envolvidas, usando ferramentas digitais piloto que lhes permitiram formular e apresentar as suas opiniões.

Trabalhando em grupos mistos, aprenderam a tolerância, a ouvir as ideias dos outros, a co-criar um projeto comum e compartilhado. Os jovens ganharam habilidades digitais ao trabalhar com o Minecraft e habilidades de apresentação enquanto formulavam as suas ideias para apresentar em público.



Foi sem dúvida um esforço coletivo de boas práticas sobre a construção de um futuro sustentável, inclusivo e belo, com novas formas de vida, enfatizando a necessidade de conectar o mundo da arte, cultura e inclusão social, com o domínio da ciência e da tecnologia. Acima de tudo capacitou os jovens para as mudanças que ocorrem nas cidades onde vivem, dando-lhes voz e envolvendo-os ativa e criticamente nos diferentes modos de uso do espaço público urbano – de forma sustentável, mais verde e inclusiva -, de acordo com os princípios da abordagem verde da New European Bauhaus.



Uma experiência inesquecível!

        Lurdes Carvalho