Educação inclusiva

 

Tradução em LGP 

 

Enquadramento

 

A Educação Especial visa a criação de condições para a adequação do processo educativo às NEE (necessidades educativas especiais) dos alunos com limitações significativas ao nível da atividade e da participação num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de caráter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social, dando lugar à mobilização de serviços especializados para promover o potencial de funcionamento biopsicossocial dos alunos.

 

Objetivos

 

A educação especial tem por objetivos a inclusão educativa e social, o acesso e sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, a promoção da equidade educativa: igualdade de oportunidades (no acesso e no sucesso), preparação para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparação para a vida pós escolar ou profissional.

 

Competências:

 

Contribuir para a igualdade de oportunidades e sucesso educativo para todas as crianças e jovens, promovendo a implementação de respostas pedagógicas diversificadas, adequadas às respetivas necessidades específicas e ao desenvolvimento global.

Colaborar na promoção da qualidade educativa, nomeadamente nos domínios relativos à orientação educativa, à interculturalidade, à saúde escolar e à melhoria do ambiente educativo.

Desenvolver o processo de avaliação especializada de alunos referenciados para educação especial ou encaminhar para outras respostas adequadas;

Elaborar e avaliar os programas educativos individuais, em conjunto com os demais intervenientes.

Elaborar, implementar e avaliar os planos individuais de transição (PIT) , em conjunto com os demais intervenientes.

Desenvolver, dinamizar e operacionalizar apoio específico/individualizado, em diferentes contextos, de acordo com a problemática do aluno através do(a):

- Desenvolvimento de competências académicas funcionais (currículo específico individual)

- Desenvolvimento de competências específicas.

- Desenvolvimento de competências sociais

Fomentar o envolvimento das famílias na construção e desenvolvimento dos programas educativos individuais.

 

Modalidades específicas de educação

 

O Agrupamento de Escolas D. Maria II desenvolve as seguintes modalidades específicas de educação:

  • AEREBAS (Agrupamento de Referência para a Educação e Ensino Bilingue de alunos Surdos)
  • Agrupamento de referência para a colocação de docentes de Intervenção Precoce.