Matrículas / Renovação
INFORMAÇÕES:
Procedimentos para as matrículas em geral (não dispensa a consulta da legislação aplicável - DN 10-B/2021):
- O pedido de matrícula é apresentado, via Internet, na aplicação Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt), com o recurso a uma das seguintes formas de autenticação: cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
- Não sendo possível cumprir o disposto no número anterior, o pedido de matrícula pode ser apresentado de modo presencial nos serviços administrativos do estabelecimento de educação e de ensino da área da residência do aluno, independentemente das preferências manifestadas para a frequência. No Agrupamento de Escolas D.Maria II, a matrícula presencial deve obedecer a marcação prévia através do tels: 253 208 790 ou 253 208 795
- No ato de matrícula, o encarregado de educação indica, por ordem de preferência, cinco estabelecimentos de educação ou de ensino, cuja escolha de frequência é a pretendida.
Deve usar o Portal das Matrículas para:
- Matrícula, pela primeira vez, no Pré-Escolar e no 1º ano;
- Renovar matrícula, na transição para o 5º, 7º, 10º e 12º anos;
- Renovar matrícula para os outros anos, sempre que pretenda ou seja necessária:
- A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
- A alteração do encarregado de educação;
- A mudança de curso ou de percurso formativo;
- A escolha de disciplinas.
Há renovação automática pelas escolas de matrículas na transição no Pré-Escolar e para o 2º, 3º, 4º, 6º, 8º, 9º 11º anos e, no caso de não transição, na manutenção nos 5º, 7º, 10º e 12º anos.
As renovações automáticas não criam procedimentos, nem constituem nenhum novo encargo; para as renovações em anos de continuidade, facilitam a identificação dos dados relevantes pelas escolas.
- MATRÍCULAS/RENOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º ANO DO 1º CICLO
Informam-se os interessados que estão a decorrer até ao dia 16 de maio de 2022 as matrículas/renovações para a Educação Pré-escolar e para o 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. As listas serão divulgadas até 31 de maio.
- MATRÍCULAS/RENOVAÇÕES DO 2º AO 7º ANO
O prazo para efetuar o pedido decorre de 9 A 19 DE JULHO.
- MATRÍCULAS/RENOVAÇÕES DO 8º AO 12º ANOS
Decorrerá entre 17 de junho a 01 de julho.
NOTA: A matrícula tem lugar para ingresso, pela primeira vez:
- Na Educação Pré-escolar;
- No 1º Ciclo do Ensino Básico;
- Nos ensinos básico ou secundário recorrente;
- Em qualquer ano de escolaridade dos níveis e modalidades de ensino, por parte dos alunos que pretendam alterar o seu percurso formativo, nas situações e nas condições legalmente permitidas;
- Em qualquer ano de escolaridade dos níveis e modalidades de ensino, por parte dos candidatos que pretendam retomar o seu percurso formativo, nas situações e nas condições legalmente permitidas;
- Em qualquer ano de escolaridade dos níveis e modalidades de ensino, por parte de candidatos titulares de habilitações estrangeiras.
AÇÃO SOCIAL ESCOLAR (SASE) PARA O ANO LETIVO 2022/2023
- Para que as crianças da educação pré- escolar e alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário possam beneficiar dos apoios no âmbito do SASE, é obrigatório a respectiva inscrição em modelo próprio não disponível no portal das matrículas.
- Este boletim deve ser descarregado AQUI. Depois de preenchido deve ser devolvido até ao dia 6 de julho de 2022 para o email: sase@aedonamaria.pt, acompanhado dos documentos instrutórios referidos no boletim.
- Os interessados em transporte escolar devem proceder do seguinte modo:
- Alunos que já usufruíram de passe - devem deslocar-se a um Posto de Venda TUB, a partir de 21 de junho de 2022, de modo a que o cartão seja carregado. Os alunos que ingressem no 10º ano e os que repetirem o 12º ano, terão de fazer prova de nova matrícula ( a solicitar na secretaria).
- Alunos que vão solicitar Passe pela primeira vez - devem realizar a subscrição online de novo título em www.tub.pt/passeescolargratuito/ (será necessário a designação da escola e do ano de escolaridade); a foto a submeter no link de inscrição deverá ser de tipo passe, permitindo, de forma inequívoca, identificar o titular do mesmo; os cartões serão depois entregues aos alunos nas escolas; o pedido de subscrição do título de transporte implica a aceitação, na totalidade, do Manual do Utilizador.
Bolsa de mérito para o ano letivo 2022/2023 (a atualizar)
As candidaturas às Bolsas de Mérito devem ser feitas 5 dias após a saída das avaliações do 3º período ou 5 dias depois de saírem os resultados dos exames.
Se o aluno realizar exames na 2ª fase, deve aguardar pelos resultados dessa fase.
Requisitos necessários para a candidatura (a atualizar):
- ser beneficiário do escalão 1 ou 2 do abono de família;
- entregar declaração da Segurança Social comprovativa do escalão com data posterior a maio de 2022;
- apresentar candidatura aos auxílios económicos do SASE;
- ter obtido média igual ou superior a 4 para alunos do 9º ano que vão frequentar o 10º ano;
- ter obtido média igual ou superior a 14 valores para alunos do 10º ou 11º ano que vão frequentar o 11º ou 12º ano (do ensino regular ou ensino profissional) em 2021/2022;
- não ter nenhuma disciplina ou módulos em atraso.
----->>> Boletim de Candidatura (bolsa de mérito)
Os boletins de candidatura (disponíveis na página do agrupamento) devem ser enviados para o SASE através do email sase@aedonamaria.pt ou entregues presencialmente no SASE na Escola Secundária D. Maria II, pelo Encarregado de Educação, ou aluno quando maior, até ao dia 06 de julho de 2022.
Esta informação não exclui o dever de consulta de toda a legislação sobre o assunto e que abaixo disponibilizamos.
- Perguntas frequentes sobre o Portal de Matrículas
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