18 Nov 2022
Projetos Especiais

Youth 4 Bauhaus-ERASMUS- Ghent-Bélgica

Na semana de 7 a 11 de novembro teve lugar a segunda moblidade do Projeto ERASMUS + KA220-YOU –Youth 4 Bauhaus,  da iniciativa da empresa Teatro Circo de Braga, E.M., SA, entidade responsável pelo Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, envolvendo três estudantes com necessidades especiais, uma professora de educação especial e uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP) da Escola Secundária D.Maria II.



O projeto Youth 4 Bauhaus visa capacitar os jovens para a mudança nas cidades em que vivem, encoraja o seu interesse e envolvimento em espaços públicos e ajuda-os a formular as suas opiniões sobre o seu design e utilização - sustentável, mais verde e inclusivo - nos princípios da nova abordagem europeia da New European Bauhaus (NEB).



Desta vez, foi a cidade de Ghent, na Bélgica, que acolheu 40 jovens – 10 locais e 30 internacionais (5 deles com necessidades especiais), que se reuniram para um “city tour”, apresentações, debates, seminários, partilha de boas práticas e cocriação do espaço urbano. Organizados em grupos mistos, os jovens desenvolveram o sentido de grupo, aprenderam a tolerância e a solidariedade, a ouvir e a respeitar as ideias dos outros, desenvolveram e melhoraram os relacionamentos interpessoais, bem como competências na língua estrangeira, na co-criação de um projeto comum e compartilhado.



A participação no projeto permitiu, sem dúvida, a assunção de modo consciente de um comprometimento com a educação e formação de cidadãos ativos e interventivos. Salienta-se o facto, de este, considerar a participação de jovens com necessidades especiais, possibilitando empoderar os grupos mais vulneráveis, dando-lhes voz e envolvendo-os ativa e criticamente nos diferentes modos de uso do espaço público urbano, permitindo-lhes assumir opções fundamentadas na construção de cidades mais sustentáveis, verdes, inclusivas e belas, onde todos sintam prazer em viver.



Foi uma semana intensa, mas muito produtiva!



Lurdes Carvalho