7 Jun 2014
Projetos Especiais

Projeto Aventuras em Espiral / Braga Romana – reviver bracara augusta

Alunos de vários níveis e ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga deram continuidade, ao longo deste ano letivo, ao Projeto Aventuras em Espiral

Com o objetivo de promover uma cultura de Agrupamento, através da interação de alunos dos estabelecimentos de ensino que o integram, a participação na XI edição de Braga Romana- reviver bracara augusta, concretamente, no Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro ( alunos do 1º  e do 3º ciclos, das Escolas de Tenões e Lamaçães ) e no Cortejo Triunfal de Bracara Augusta ( alunos do 3º ciclo e do ensino secundário) foi o culminar do trabalho desenvolvido. Pretendeu-se alargar o âmbito de participação, envolvendo alunos da Escola Básica de Lamaçães, uma vez que esta iniciativa da Câmara Municipal já costuma contar com a presença de crianças do pré-escolar, de alunos do 1º ciclo e da Escola Secundária D. Maria II.

A comunidade educativa e bracarense também pôde assistir a um Jogo Romano com peças humanas (alunos do 8º e 9º ano), a cargo da professora Glória Ferraz, da Escola Básica de Lamaçães, e a uma coreografia “Adição”, da autoria da professora Joana Domingues, da Arte Total, que tem colaborado com as responsáveis do Projeto. Estas actividades foram apresentadas, às 15 e 17 horas, respetivamente, nas instalações do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

O visionamento do filme Astérix e Obélix ao serviço de Sua Majestade; a participação numa Oficina/Demonstração de jogos romanos no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa; a pesquisa das regras na Internet; a execução de jogos (Moinho, Seega, Soldado, Tábula) para posterior treino nos tempos livres e/ou nas aulas de substituição; a confeção de coroas com a ajuda da professora de Educação Tecnológica; a realização do torneio interno para apuramento dos alunos que representarão as escolas do Agrupamento na Final do Torneio de Jogos de Tabuleiro; a investigação sobre a civilização romana, mitologia, sociedade, cultura, literatura; a recolha e tradução de expressões idiomáticas latinas ( qui pro quo, ipsis verbis, sic, persona non grata…); a ilustração de provérbios: Em Roma sê romano, Todos os caminhos vão dar a Roma, Quem tem boca vai a Roma; a ida de alunos do 4º ano da Escola Básica Duarte Pacheco à Escola Secundária D. Maria II para, com  a ajuda de alunos do 10º ano, na disciplina de Desenho A elaborarem tesselas para a construção de jogos romanos permitiram, por um lado, promover o trabalho colaborativo dos professores no âmbito da dimensão vertical do currículo e apresentar conteúdos de forma progressiva (em espiral) e, por outro, valorizar a criatividade, o espírito crítico, a capacidade de observação, de resolução de problemas, de concentração e desenvolver o raciocínio lógico e abstracto dos alunos

Este Projeto contou sempre com a colaboração estreita dos encarregados de educação bem como do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e da Arte Total-centro de educação pela arte, de Braga. 

 

Alice Machado

Glória Ferraz