19 Jul 2022
Projetos Especiais

PARTICIPAÇÃO NA VIDA DEMOCRÁTICA

O projeto, cujo objetivo é a sensibilização dos jovens para a importância de uma participação democrática na sociedade, foi iniciado em fevereiro de 2020 com a mobilidade à Croácia. Devido à situação pandémica foi interrompido e retomado, mas via online, com a escola parceira da Polónia, onde os alunos criaram vídeos com entrevistas a políticos.



Em abril, o Agrupamento de Escolas Dona Maria II recebe as três escolas parceiras, Itália, Polónia e Croácia, envolvendo 23 alunos portugueses. O programa contemplou uma série de visitas a lugar icónicos de Braga e Porto. Na escola, em grupos de diferentes nacionalidades, os alunos criaram uma petição para melhorar o espaço exterior envolvente da escola que foi depois entregue pessoalmente ao presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio. O Agrupamento de Escolas Dona Maria II expressa o seu agradecimento pela magnífica hospitalidade por parte de todas as famílias de acolhimento.



Em maio, oito alunos e três professoras participaram na mobilidade a Itália, Bagheria. Para além de outras atividades culturais, visitaram também a cidade de Palermo. Nesta mobilidade formaram-se equipas de várias nacionalidades, preparando-se os alunos para um debate sobre temas atuais e polémicos, como, por exemplo, a inclusão de uma disciplina de política na sua formação. Os alunos portugueses intervieram de forma ativa, demonstrando o domínio da língua inglesa.



Em junho, a coordenadora polaca contactou a Comissão Europeia e foi permitida a mobilidade física à Polónia, Suchy Las, com outros oito alunos e três professoras. Visitaram Poznan, espaços culturais e criaram um calendário com as petições elaboradas em Portugal.



O Projeto termina agora com a certeza de que todas estas mobilidades mudarão a vida destes alunos que tiveram oportunidade de integrar este projeto, abrindo horizontes e permitindo pensar de maneira diferente.