20 Set 2021
Projetos Especiais

Final europeia - EUCYS2020-21

Hugo Costa, Hugo Remelgado e Rita Matos participaram na Final Europeia do EUCYS 2020-2021 (Concurso Europeu para Jovens Cientistas) em Salamanca, que decorreu entre 16 e 19 de setembro.



Os jovens, do Clube Ciência Viva da Escola Secundária D. Maria II (Braga), vão estar presentes com o projeto "Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Deteção e Alerta de Radiações Ionizantes". Consiste numa nova solução para profissionais de várias categorias, como médicos dentistas, que estão sujeitos diariamente a uma elevada quantidade de radiações nocivas. Para melhor controlar a exposição às radiações ionizantes, o projeto apresenta um sistema de deteção e análise destas radiações de fácil utilização, que analisa em tempo real a exposição a radiações nocivas e alerta o utilizador quando o limite diário for atingido. O sistema integra um detetor desenvolvido de raiz através da plataforma Arduino e comunica com uma aplicação móvel que analisa e regista todas as sessões de trabalho. O resultado é um protótipo revolucionário e tem a finalidade de reduzir os riscos de saúde associados a estes profissionais e salvar vidas.



Os participantes competem por prémios monetários (entre €3500 a €7000 euros) e prémios de honra. Os resultados são conhecidos no dia 19 de setembro.



Este projeto foi o vencedor do 28.º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, cuja Mostra Nacional de Ciência se realizou entre os dias 26 e 27 de novembro de 2020.

 

Para mais informações: https://eucys2021.usal.es/programme/

Notícias Relacionadas

28 Jun 2021
Projetos Especiais
Matheus Neris da Motta e José Francisco Coutinho Gonçalves de Sousa, alunos do AE D. Maria II, foram apurados para a final nacional das olimpíadas de astronomia.
18 Jun 2021
Projetos Especiais
Projeto no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, em versão bilingue (Português e Língua Gestual Portuguesa) - 12º O