20 Mar 2025

Fase Distrital Parlamento dos Jovens

Decorreu ontem, dia 19 de março, em Braga, no Instituto Português da Juventude, a fase distrital (Círculo de Braga) do projeto Parlamento dos Jovens (Ensino Secundário), sob a tutela da Assembleia da República (com a presença da sr.ª deputada Palmira Maciel e outros representantes do Ministério da Educação e da Câmara Municipal de Braga. Este ano, a temática, escolhida pelos alunos no ano anterior, era aliciante e desafiadora: “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens”.

Participaram, com ordem, gosto e espírito crítico, 42 escolas públicas e particulares de todo o distrito de Braga. Cada escola, representada por 3 alunos (da lista vencedora na fase escolar), apresentou 3 medidas que deseja serem aprovadas na fase final, já na Assembleia da República.

E nossos três alunos – Luiz Pedro Mendes (11.º 4TDCG), Ana Laura Conraria (11.º E) e, como suplente, Samuel Nascimento (11.º G) – representaram com imensa distinção a Escola Secundária D. Maria II. Propuseram como medidas: a informação e consciencialização sobre as redes sociais e como estas afetam a saúde mental; a retirada progressiva de telemóveis (nomeadamente nos espaços escolares, de forma a futuramente haver mais comunicação, partilha, exercício físico...; e ainda o desenvolvimento do sistema educativo, proporcional ao progresso tecnológico, adequando-se às alterações que vivemos neste século XXI. A sua apresentação oral, no plenário de alunos, foi de excelência, sendo evidente a assertividade, a capacidade de síntese e a fundamentação argumentativa.

Seguindo os regulamentos, foram votadas, depois de alteradas e melhoradas, 5 medidas a serem debatidas em Lisboa, nomeadamente a implementação de literacia digital (uso ético e sustentável das novas tecnologias em plataformas digitais de ensino); criação de uma disciplina opcional que aborde o estudo da Inteligência Artificial e outras tecnologias emergentes; a melhoria das infraestruturas tecnológicas/digitais das escolas; criação pelo Governo de uma feira anual Expo-tecnologia que vise a apresentação e promoção de projetos tecnológicos de jovens, em contacto com especialistas; a oferta pelo Ministério de Educação, de um kit digital de acesso às novas tecnologias digitais/internet para todos os alunos do Ensino Secundário (Regular e Profissional).

Na fase final, foram eleitas as cinco escolas (e duas suplentes), a partir das exposições orais dos seus representantes:  a Esc. Secundária. de Cabeceiras de Basto, a Esc. Secundária. de Barcelinhos (Barcelos), a Cooperativa Didáxis (Riba d´Ave), a Esc. Secundária. Alcaides de Faria (Barcelos); a Esc. Secundária. de Barcelos.

Apesar de nem sempre as defesas orais das medidas tenham sido as mais completas, com recurso excessivo a uma oratória vaga e populista, prevaleceu o carisma dos alunos mais empolados.

Para o próximo ano, o Círculo de Braga propõe, na fase final, a seguinte temática: Migrações e Direitos Humanos: Desafios e Oportunidades.