15 Out 2020
Projetos Especiais

#Erasmusdays

O #Erasmusdays é uma iniciativa europeia destinada a promover o Programa Erasmus+ em todo o mundo e a dar visibilidade às atividades organizadas pelos beneficiários do programa.

 

Quem foi Erasmo de Roterdão?

Who was Erasmus of Rotherdam?

Erasmo de Roterdão foi teólogo, filósofo, escritor e um dos maiores humanistas do século XV.



Nasceu em Roterdão, Holanda, em outubro de 1466, no período da grande ebulição renascentista e do nascimento do Protestantismo.



Estudou em várias escolas monásticas e, apesar de nunca se desligar da sua formação católica, manifestou-se contra o obscurantismo e intolerância da igreja e opunha-se ao domínio da igreja na educação, ciência e cultura.



Viajou por vários países da europa – França, Itália, Bélgica, Inglaterra, Suíça, Alemanha - onde viveu e ensinou em várias instituições universitárias.



Homem de grande intelecto, procurou, incessantemente, o saber e o conhecimento, tornando-se um dos homens mais cultos e respeitados do seu tempo. Formou-se em várias áreas, apoiou o estudo da Línguas, traduziu várias obras e escreveu muitas outras, de grande importância para a época e de referência nos anos futuros.



Privou com grandes figuras do seu tempo: Thomas More, Lutero, John Colet e Damião de Góis (português), entre outros. Recusou sempre associar-se a qualquer movimento, escola ou partido, privilegiando a liberdade de pensamento e de expressão intelectual.



O seu sonho era o de uma europa espiritual unida, com uma Língua comum, aproximando todas as pessoas.

 

Projetos Erasmus 2020/2021 - KA2 

 

Para ver video, clique aqui

 

 

Notícias Relacionadas

9 Maio 2020
Projetos Especiais
AE D. Maria II participou no concurso “Juvenes Translatores” que incluiu 751 escolas europeias. A entrega de prémios decorreu no dia 8 de maio de 2020.
2 Mar 2020
Projetos Especiais
Oito alunos e dois professores do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga, estiveram numa escola da Croácia, para participar no Projeto Erasmus+ “A School of Democracy - We know our rights and [...]