5 Nov 2019
Projetos Especiais

Día de la hispanidad y del encuentro de dos mundos

No âmbito da celebração do dia da hispanidade, criado para recordar a chegada de Cristóvão Colombo à América (no dia 12/10/1492) e a conexão que foi estabelecida entre os dois mundos que na época se desconheciam, foi preparada uma exposição temática no AE Dona Maria II.

 

Recorrendo ao imaginário da série espanhola “La Casa de Papel” (criada por Álex Pina para a rede televisiva Antena 3) os alunos procederam à recolha e selecção de objetos provenientes dos 21 países que partilham a língua espanhola como língua oficial.

 

Para receber os visitantes os alunos incorporaram na exposição a personagem do Professor da série, vestido com um macacão vermelho e protegido pela enigmática máscara do pintor espanhol Salvador Dalí, chefiando uma viagem pelo mundo hispânico, onde não faltaram malas repletas de recuerdos como leques, castanholas, postais, peças de vestuário bordadas manualmente em lã de lama e alpaca, sombreros, bandoleras, algumas bebidas/comidas típicas e camisolas de clubes espanhóis.

 

Foram também expostas réplicas de monumentos elaboradas pelos alunos, como: El acueducto de Segovia; El Monasterio de San Miguel de Escalada de Léon; La Catedral/Mezquita de Córdoba; El Museo de Arte Contemporáneo de Barcelona,  La Giralda de Sevilla, La Plaza del Obradoiro de la Catedral de Santiago de Compostela, La Casa Azul de Frida Kahlo de la Ciudad de México, El Teatro Museo de Salvador Dalí de Figueres, La Pirámide de Chichen Itzá, etc.

 

No final da exposição o grupo de espanhol deixou um especial agradecimento a todos os alunos e professores que se envolveram nesta viagem pelo mundo hispânico.

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.