26 Jun 2014

Ciência na Escola

Ciência na Escola - 11ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho

O Agrupamento de Escolas D. Maria II, em Braga, está representado na 11ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho através de dois projetos científicos, subordinados ao tema "Ciência e Tecnologia para a rentabilização dos recursos naturais", envolvendo vinte e oito alunos, de várias turmas e anos de escolaridade, e cinco docentes. A coordenação geral dos projetos está a cargo do professor João Vieira.

 

O primeiro projeto denomina-se "RainWaterDrops" e está relacionado com o aproveitamento das águas da chuva. Trata-se de um inovador recoletor de águas pluviais para uso doméstico, como regas de jardins, limpeza de chãos, lavagem de carros, entre outros. Foi criado um protótipo dos depósitos.

 

O segundo projeto recebeu o nome de "Hack-F-Ligt", tendo em vista usufruir dos benefícios da iluminação natural. É um sistema que usa fibra ótica para o transporte de luz solar para o interior dos edifícios. A inovação passa pelos métodos de captura e concentração da radiação solar, a integração de um mecanismo robótico de seguimento solar e o desenvolvimento de sistemas de transporte e difusão da luz. O fim é a iluminação com luz natural de qualquer espaço no interior de um edifício ou até em aplicações médicas.

 

Parcerias estabelecidas

Foram estabelecidas parcerias para o desenvolvimento dos projetos com a Universidade do Minho e o meio empresarial. Uma delas foi com o Departamento de Física da Universidade do Minho, no âmbito do acosselhamento e assessoria científica. O outro parceiro é a "Innovation Point" do grupo DST, de Braga.

 

Mostra final em setembro

Os projetos a concurso irão participar na mostra final do Prémio Fundação Ilídio Pinho, que decorrerá de 24 a 26 de setembro de 2014.

 

Trabalho por projetos

O trabalho por projetos desenvolve competências essenciais relacionadas com o trabalho colaborativo, a gestão de equipas, o espírito crítico, a comunicação entre pares, a gestão de situações de maior complexidade, tendo demonstrado ser uma ferramente de grande utilidade e muito motivadora para os alunos. Por outro, a relação direta com o mundo empresarial constitui uma mais valia inquestionável.