6 Maio 2017
Esc. Bás. de Lamaçães

Canguru Matemático Sem Fronteiras 2017

Com a finalidade de promover a divulgação da matemática elementar através de atividade de enriquecimento, de caracter lúdico, mais uma vez, os alunos da escola Básica de Lamaçães participaram no Campeonato Canguru Matemático sem Fronteiras 2017,no dia 16 de março. Num total de setenta e oito quarenta e seis alunos realizaram a Prova Escolar, correspondente aos 5º e 6º anos, dezanove alunos do 7º e 8º anos empenharam-se em resolver os problemas da Prova Benjamim e treze alunos esforçaram-se para encontrar a solução aos desafios propostos na Prova Cadete, correspondente ao 9º ano. Coube aos professores de Matemática dos alunos participantes, o cuidadoso trabalho de seleção, preparação e correção destas Provas. 

 

Os resultados finais aqui publicados são inerentes ao campeonato Interno da e e os primeiros classificados irão receber a s respectivas medalhas e diplomas. Contudo, todos os alunos entram em competição entre milhares de alunos quer do nosso país quer ao nível internacional.

 

Esta atividade ludodidática esteve tem vindo a ser dinamizada pela Associação Canguru sem Fronteiras,  uma associação de carácter internacional que reúne personalidades do mundo da matemática de 55 países, com o intuito de, deste modo, estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras actividades, tais como olimpíadas. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do  Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

 

Depois de grande esforço dos alunos , cá estão os resultados:

Categoria Escolar - 5º e 6º anos

Categoria Benjamim - 7º e 8º anos

Categoria Cadete - 9º ano