4 Abr 2022
Projetos Especiais

Aviso de Abertura Concurso Job Shadowing

Estão abertas as inscrições para a seleção dos docentes que pretendam candidatar-se a Job Shadowing, no âmbito do Projeto Erasmus+ 2020-1-PT01-KA102-078165  “Empowering Skills -  Health, Arts and ICT in Europe”.

 

Com a mobilidade para Job Shadowing (JS), pretende-se que 4 professores passem um período de sete dias em escolas europeias (Sevilha, Espanha), numa perspetiva de partilha de boas práticas com os seus pares, num contexto internacional, prevendo-se as seguintes atividades: observação de aulas; interação com alunos; reuniões com coordenadores dos cursos profissionais e diretores das escolas; reflexão e análise sobre mercado de trabalho e oportunidades de emprego para os alunos; visitas às instalações das escolas; e discussão sobre diferentes sistemas educativos. Prevê-se que as mobilidades se concretizem de 14 a 21 de maio 2022. O JS visa reforçar a inovação pedagógica, trabalhar mais e melhor em equipa, sendo fundamental investir na capacitação dos professores dos cursos profissionais, gerando equipas pedagógicas e comunidades de aprendizagem colaborativa. Ambiciona, também, melhorar o nível de competências e aptidões essenciais, potenciar a melhoria da qualidade do trabalho docente em prol do desenvolvimento profissional dos alunos, resultando num perfil profissional apto a integrar e replicar boas práticas, novos métodos no quotidiano para a modernização do Agrupamento.

 

Os resultados esperados concentram-se num worldminded professional que se carateriza por: espírito de abertura, de reflexão e sentido crítico, motivado para participar num espaço internacional de partilha e de problematização e questionamento sobre como inovar dentro de uma prática que incita à constante atualização e diversificação, por forma a promover o sucesso dos alunos e dar respostas às necessidades de formandos oriundos de meios desfavorecidos e com limitações físicas; competências ao nível do trabalho colaborativo e da capacidade de transferência e partilha de boas práticas; mais competências ao nível de línguas estrangeiras; maior compreensão e capacidade de resposta face à diversidade social, linguística e cultural.

 

As candidaturas devem respeitar os procedimentos indicados no documento orientador do Processo de Seleção e Critérios de Seleção e ser submetidas entre 4 e 8 de abril de 2022.

 

EM ANEXO: PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS/ CRITÉRIOS DE SELEÇÃO, FORMULÁRIO DE CANDIDATURA, QUESTIONÁRIO e RESUMO JOBSHADOWING.

 

Os coordenadores do projeto: Cristina Rodrigues e João Teixeira

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.