28 Jan 2020
Projetos Especiais

"Auschwitz - marcas de uma herança."

A partir do dia 27 de janeiro, até 10 de fevereiro, estará patente ao público, no Átrio da Escola Secundária D. Maria II, a exposição fotográfica Auschwitz: Marca(s) de uma herança, da autoria do jornalista David Araújo, evocando o 75.º aniversário da libertação do maior e mais terrível campo de extermínio nazi, em cujas câmaras de gás e crematórios foram mortas mais de um milhão de pessoas.

 

O autor das fotografias é jornalista-repórter da RTP e tem desenvolvido diversos trabalhos fotográficos associados às suas reportagens, que lhe têm servido de motivação para alertar e sensibilizar as gerações mais jovens para as inúmeras atrocidades que a História recente tem para nos mostrar.

 

Partindo do universo monocromático que Auschwitz apresenta, as imagens expostas são a preto e branco e convidam o visitante a refletir sobre a condição humana. Como forma de criar empatia com o contexto histórico que pretendem evocar, todas as legendas são compostas por testemunhos das vítimas.

 

A exposição será complementada com a apresentação de um vídeo referente a uma entrevista do autor a Leon Weintraub, um dos sobreviventes de Auschwitz, que sobreviveu à passagem pelo campo de extermínio, de onde conseguiu fugir, perdendo, no entanto, toda a família.

 

Todos os anos, por esta altura, já são cada vez menos os sobreviventes de Auschwitz que regressam à Polónia para assinalar a libertação do Campo de Concentração que ali existiu e que é considerado o maior símbolo do Holocausto. Deixam-nos o importante  legado de não permitir que se repita.  

 

Assim, e porque importa não esquecer, convidamos a comunidade bracarense a visitar esta exposição durante o período de funcionamento da Escola Secundária D. Maria II.

Notícias Relacionadas

4 Fev 2020
Projetos Especiais
No dia 7 de fevereiro, pelas 21h00, a turma 5TGPSI organiza uma palestra sobre a "Maratona de Cartas". Contamos com a presença de todos.
28 Jan 2020
Projetos Especiais
No passado dia 6 de novembro, a turma A do 7º ano realizou uma visita de estudo a Esposende no âmbito das disciplinas de História, Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais.