24 Fev 2020
Projetos Especiais

2ª mobilidade internacional do projeto “2HB - Health and Safety”

Entre 9 e 15 de fevereiro decorreu, no Instituto de Educación Secundaria Martínez Montañés, em Sevilha (Espanha), a 2ª mobilidade internacional do projeto “Health and Safety” - 2HB, no âmbito do Programa Europeu Erasmus + Ação Chave 2 (KA 229). Para além da programação, implementação e divulgação das atividades desenhadas no projeto no âmbito da Saúde Emocional, Física e Segurança, nos seus múltiplos e variados aspetos, o projeto visa também desenvolver as competências linguísticas, promover práticas digitais inovadoras e a inclusão social.

 

O encontro contou com a participação de 50 alunos (25 de Sevilha) e vários professores das 6 escolas europeias envolvidas no projeto: Lycée Montmajour, em Arles (França), Julius-Leber-Schule, em Hamburgo (Alemanha), Immaculata-Instituut, em De Panne (Bélgica), 4th General Lyceum Serres, em Serres (Grácia), Agrupamento de Escolas D.Maria II, em Braga (Portugal) e o Instituto de Educación Secundaria Martínez Montañés, responsável pela organização do evento e pelo alojamento dos alunos em famílias de acolhimento. Do Agrupamento de Escolas D. Maria II participaram 5 alunos do 9º ano e duas professoras.

 

O tema principal desta mobilidade foi a segurança nas novas tecnologias, nomeadamente na internet.



Os alunos apresentaram os trabalhos que haviam previamente realizado nas suas escolas, no âmbito deste assunto e que revelaram a boa preparação e qualidade de alunos e professores envolvidos. Foram realizadas conferências, também de elevado nível, por especialistas em segurança cibernética. As várias visitas de estudo, nomeadamente à fábrica da Airbus, aos estúdios de um canal de televisão (Canal Sur) e ao centro de dados da Universidade Pablo de Olavide foram de grande interesse e uma oportunidade de aprendizagens significativas. No âmbito cultural, foram realizadas duas visitas guiadas: à Catedral e ao Alcázar de Sevilha.

 

O balanço deste encontro foi muito positivo e revelou-se uma experiência muito enriquecedora para os alunos e professores, tanto a nível profissional como pessoal.

 

No próximo ano letivo, realizar-se-ão mais dois encontros internacionais do projeto: em Serres, na Grécia, e em Braga. Entretanto, muitas outras tarefas terão que ser realizadas por esta equipa de alunos e professores, de forma a dar cumprimento ao desenho deste projeto.

 

A coordenadora do projeto

Notícias Relacionadas

2 Mar 2020
Projetos Especiais
Oito alunos e dois professores do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga, estiveram numa escola da Croácia, para participar no Projeto Erasmus+ “A School of Democracy - We know our rights and [...]
4 Fev 2020
Projetos Especiais
No dia 7 de fevereiro, pelas 21h00, a turma 5TGPSI organiza uma palestra sobre a "Maratona de Cartas". Contamos com a presença de todos.