Erasmus+, Ação Chave 1 | “Empowering Skills - Health, Arts and ICT in Europe”

O Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga, viu aprovada, pela Agência Nacional Erasmus+, mais uma candidatura ao Programa Erasmus+, Ação Chave 1 - Projeto de Mobilidade Individual para fins de aprendizagem, de Educação e Formação Profissional, com o Projeto Erasmus+ 2020-1-PT01-KA102-078165  “Empowering Skills -  Health, Arts and ICT in Europe”.



A estratégia macro/longo prazo do agrupamento visa implementar um projeto para a mobilidade de formandos dos cursos profissionais TGPSI, TAS e TDG para fins de aprendizagem em contexto de trabalho numa instituição europeia, aliado à mobilidade de professores para observação da atividade profissional, Job Shadowing.  Esta dupla ação integra a estratégia para o desenvolvimento, inovação e a internacionalização do AE, por cruzar experiências, conhecimentos e competências resultando num impacto globalizante para colmatar as dificuldades.



Neste projeto irão participar 14 alunos do 3º ano dos Cursos Profissionais TAS, TGSPI e TDG. Durante um período de 4 semanas, os alunos irão trabalhar no seu ramo de aprendizagem, desenvolver competências linguísticas, adquirir uma consciência intercultural, consolidar competências já adquiridas, mas também criar espaço para um maior crescimento pessoal e profissional e desenvolver a sua formação em contexto de trabalho em realidades sócio-culturais diferentes. Prevê-se o envio de alunos para três países, durante o mês de março 2021: 5 Alunos TAS - estágio em Lar de Idosos; 4 alunos TDG - estágio em: Atelier/Gabinete/Estúdio de Design gráfico; Agência de Publicidade, Editoras, Empresas gráficas, Empresas de Comunicação, Fotógrafos/Produtores de Imagem); 5 alunos TGPSI - estágio em empresas de: reparação e manutenção de computadores, instalação e manutenção de redes, desenvolvimento de software, desenvolvimento WEB, manutenção de páginas WEB).



Com a mobilidade de professores para Job Shadowing, pretende-se que 4 professores  passem uma semana (7 dias) em escolas europeias que tenham os referidos cursos profissionais, numa perspetiva de partilha de boas práticas com os seus pares, num contexto internacional, prevendo-se as seguintes atividades: observação de aulas; interação com alunos; reuniões com coordenadores dos cursos CP e diretores das escolas; reflexão e análise sobre mercado de trabalho e oportunidades de emprego para os alunos; visitas às instalações das escolas; e discussão sobre diferentes sistemas educativos. Prevê-se que as mobilidades se concretizem em março de 2021. O Job shadowing visa reforçar a inovação pedagógica, trabalhar mais e melhor em equipa, sendo fundamental investir na capacitação dos professores dos CP, gerando equipas pedagógicas e comunidades de aprendizagem colaborativa. Ambiciona, também, melhorar o nível de competências e aptidões essenciais, potenciar a melhoria da qualidade do trabalho docente em prol do desenvolvimento profissional dos alunos, resultando num perfil profissional apto a integrar e replicar boas práticas, novos métodos no quotidiano para a modernização do AE.



É ambição do Agrupamento proporcionar aos alunos e professores participantes experiências diversas de aprendizagem e de formação que lhes permitam ser competitivos a uma escala europeia. A mobilidade e a cooperação a nível europeu apresentam-se como um recurso de grande relevância na consecução das metas a atingir pelo Agrupamento e um espaço de formação e de trabalho potenciador de um maior envolvimento de alunos e professores em projetos europeus. A União Europeia tem, também, como objetivo tornar comum o domínio de pelo menos mais duas línguas, para além da língua materna, bem como reforçar um forte sentido de identidade como cidadãos europeus. É neste quadro alargado de oportunidades, de inovação e coesão europeia que queremos situar a nossa escola. 



Em Outubro de 2020 será aberto um concurso para a seleção dos formandos que irão participar nas mobilidades/estágios internacionais e outro para os docentes que irão realizar o Job Shadowing.