Autoavaliação 2024/2025

O processo de autoavaliação escolar é um instrumento essencial para a reflexão contínua sobre as práticas pedagógicas, os resultados alcançados e as áreas que necessitam de atenção especial. No presente ano letivo de 2024/2025, a Equipa de Autoavaliação (EAA) dará continuidade a este processo com o objetivo de monitorar as intervenções prioritárias anteriormente identificadas e registadas no plano de melhoria 2024-2025, não excluindo a identificação de novas situações que possam ocorrer.

 

A aprovação, no ano letivo transato, de documentos orientadores do agrupamento, em especial o Regulamento Interno, foi definida a nova composição da equipa de autoavaliação do agrupamento, integrando agora elementos de toda a comunidade educativa. Esta equipa, mais abrangente que a anterior, passou a funcionar desde o início do presente ano letivo.



Neste ano letivo, a autoavaliação desenvolverá a sua atividade no sentido de monitorar e estudar as atividades constantes do plano de melhoria 2024-2025. Aceder aqui

 

A monitorização e a melhoria contínua serão focadas em aspetos específicos da vida escolar e no acompanhamento do plano de melhoria estabelecido para o presente ano letivo, salientando-se os seguintes aspetos:

  • Assiduidade A gestão da assiduidade dos alunos será uma prioridade, buscando soluções para reduzir as taxas de absentismo e melhorar o envolvimento dos alunos no processo educativo. Aceder Aqui

 

  • Uso do Telemóvel em Meio Escolar: A utilização dos dispositivos móveis será analisada de forma crítica, considerando tanto os desafios quanto as oportunidades que que esta tecnologia pode trazer para o ambiente de aprendizagem. Aceder Aqui

 

  • Educação Inclusiva: O processo de inclusão será reforçado, visando garantir que todos os alunos, independentemente das suas necessidades, tenham as condições necessárias para aprender e participar ativamente. Aceder Aqui

 

  • Resultados Académicos: A avaliação dos resultados académicos dos alunos será um ponto central para a definição de estratégias que visem melhorar o desempenho escolar, com especial atenção às áreas em que ainda se verificam dificuldades. Aceder Aqui

 

  • Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo: As práticas pedagógicas nas Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo serão objeto de monitorização, com o intuito de garantir que estas ofereçam uma experiência significativa e envolvente para os alunos, com eventuais ganhos para os seus processos de formação pessoal e social. Aceder Aqui

 

  • Estudo das Provas de Aferição 2023/2024: Realizar-se-á um estudo detalhado sobre os resultados das provas de aferição de 2023/2024, buscando identificar padrões de desempenho e elaborar estratégias que possam contribuir para o aprimoramento das competências dos alunos. Aceder Aqui

 

A partir da análise destes aspetos, será possível definir e implementar medidas de intervenção que favoreçam um ambiente educativo mais inclusivo, dinâmico e eficaz. Pretende-se que a autoavaliação do agrupamento se constitua como um mecanismo de reflexão e uma base sólida para ações de melhoria que visam fortalecer a qualidade do ensino oferecido e promover o sucesso de todos os nossos alunos.