4 Nov 2022
Projetos Especiais

Erasmus+ - mobilidade de alunos, Job Shadowing e cursos estruturados

No âmbito da Acreditação Erasmus+, o Agrupamento de Escolas D. Maria II promove o desenvolvimento de atividades de Job Shadowing e mobilidade de alunos a diferentes países europeus.



Com a Acreditação Erasmus+, o Agrupamento de Escolas D. Maria II visa a aprendizagem e o desenvolvimento de diversas literacias, a promoção da sustentabilidade ambiental e dos valores da tolerância e da inclusão, a melhoria das competências linguísticas e das soft skills, em contexto europeu, e tem como público alvo os membros da sua comunidade escolar. As atividades e mobilidades desenvolvidas no âmbito da Acreditação Erasmus+ são cofinanciadas pelo Programa Erasmus+ da União Europeia



Na semana de 17 a 21 de outubro, 6 alunos e 2 professores participaram num encontro internacional, na escola Immaculata Instituut em De Panne (Bélgica). O tema desta mobilidade, “A Saúde e a Segurança em situações quotidianas”, foi desenvolvido através de várias  apresentações e worshops teóricas e práticas desenvolvidas pelos alunos dos diferentes parceiros. Houve ainda tempo e espaço para tratar de assuntos relacionados com Cyberbullying e Sustentabilidade.

 

No decorrer da semana de 24 a 28 de outubro acolhemos, na modalidade de Job Shadowing, 5 docentes espanholas, três professoras do Colegio FEC Santo Ángel de la Guarda de Oviedo, nas Astúrias e duas professoras do Colegio FEC San José Virgen de La Palma, de Algeciras, em Cádiz. Estas colegas acompanharam professores portugueses no desenvolvimento das suas atividades letivas diárias, nos diferentes níveis/ciclos de ensino: educação pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico e ensino secundário.



Ainda, durante o presente ano letivo, a equipa de projetos Erasmus+ tem previstas as seguintes ações:

1. Mobilidade de alunos, dando seguimento a um trabalho já iniciado;

2. Job Shadowing de 4 professores, no âmbito da partilha de boas práticas, educativas e organizacionais;

3. Frequência de cursos estruturados por 4 professores, de acordo com os objetivos previstos na referida acreditação.



Esta prática evidencia uma escola dinâmica, promotora e potenciadora da internacionalização do agrupamento e dos seus alunos.