5 Maio 2016
Projetos Especiais

AE D. Maria II no INTEL ISEF 2016, em Phoenix, Arizona

Agrupamento de Escolas D. Maria II representa Portugal no maior concurso mundial de ciência

 

Um grupo de três alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II – Braga irá representar Portugal no maior e mais prestigiado concurso mundial de ciência que se realiza de 7 a 13 de maio em Phoenix – Arizona nos Estados Unidos.

 

A Feira Internacional do Intel de Ciência e Engenharia é a maior competição internacional pré-universitária do mundo, proporcionando um fórum anual para mais de 1.700 estudantes do ensino secundário de mais de 75 países, regiões e territórios para apresentarem as suas investigações e competir por mais de 4 milhões de dólares em prémios.

 

Milhões de estudantes em todo o mundo competem todos os anos em Feiras de Ciência nacionais sendo que os vencedores dessas competições nacionais ganham a oportunidade de participar na Intel ISEF.

 

A Intel ISEF junta jovens cientistas de topo, mostrando os seus talentos a nível internacional onde têm a oportunidade de ver o seu trabalho ser avaliado e julgado por alguns dos mais prestigiados cientistas mundiais.

 

A Intel ISEF é realizada todos os anos em cidades diferentes, e é visitada por mais de 3000 estudantes do ensino básico e secundário.

 

O projecto realizado pelos estudantes bracarenses denominado "Modelação Astrofísica: Estrelas Wolf-Rayet com espectroscópios de baixa resolução" foi executado pelos alunos: Ivo Gonçalves, Daniel Diaz e Mauro Franqueira e foi coordenado pelo docente João Paulo Vieira.

 

O objetivo principal do projeto realizado pelos jovens do D. Maria II, foi a modelação Astrofísica de Estrelas Wolf-Rayet usando telescópios de pequena abertura, detetores CCD para fins astronómicos e espectroscópios de baixa resolução. A equipa do agrupamento D.Maria II realizou ao longo do seu trabalho 16 deteções de espectros estelares tendo determinado com eles vários parâmetros estelares, velocidades radiais e ainda a composição química dessas estrelas peculiares tendo, ao mesmo tempo, desenvolvido um processo altamente inovador na modelação astrofísica de alguns dos parâmetros destas estrelas “exóticas”.

 

O projeto teve o apoio do Professor Doutor Mário Rui Pereira da Universidade do Minho e do Professor Doutor Jorge Grave do CAUP - Centro de Astrofísica da Universidade do Porto na revisão dos dados científicos obtidos.

 

O trabalho apurado para a INTEL ISEF foi premiado no 23º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, em 2015, que é organizado anualmente pela Fundação da Juventude e que tem possibilitado a muitos jovens portugueses estas oportunidades únicas.

 

O professor coordenador, professor João Paulo Vieira, mostrou-se muito entusiasmado com a presença dos seus alunos neste evento. “Depois da participação em 2013 no EUCYS na final europeia em Praga temos agora a possibilidade de representar a cidade de Braga pela primeira vez numa feira desta grandeza. É um momento marcante para a nossa cidade e uma prova da qualidade do ensino que temos no concelho de Braga. Espero que os alunos possam ser premiados na INTEL ISEF 2016 porque seria, sem dúvida, um prémio merecido pelo seu empenho, dedicação e pela enorme qualidade do seu trabalho”.

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.