TMOFT | Touch The Magic of Fairy Tales
Cada país europeu tem a sua própria língua e identidade nacional. A cultura e a história de cada um influenciaram a Europa como um todo na forma como a vida é percecionada quer do ponto de vista filosófico quer ético. Contar, ler e escrever histórias, contos e lendas promove as línguas como a chave para todo o tipo de comunicação e o desenvolvimento das habilidades básicas numa língua estrangeira permite lançar as fundações para uma maior cooperação no contexto europeu.
Os contos e as lendas são uma parte muito significativa de antigos géneros literários, frequentemente de transmissão oral, os quais podem ser encontrados por toda a Europa e constituem um retrato oral das nossas visões culturais.
Ler contos constitui um desafio intelectual para as nossas crianças. Os contos, como espelhos da sociedade que são, estimulam a sua imaginação e conduzem a novas associações, sentimentos, estados de espírito e formas de estar nas crianças. Este processo intelectual é de extrema importância para o desenvolvimento da linguagem e da fala, bem como para novas competências na leitura.
Neste projeto, os países parceiros desenvolvem este tema básico e demonstram junto dos seus alunos os diversos pontos acima mencionados através de uma seleção de “Fairy Tales” europeias, selecionadas de mútuo acordo.
Durante o primeiro ano deste projeto, os países participantes trabalham com contos e lendas nacionais e na sua própria língua. Este trabalho proporcionará uma oportunidade de partilha, de troca de ideias e opiniões entre os países parceiros.
Durante o segundo e terceiro anos, é dada maior ênfase às histórias, contos e lendas dos países dos participantes e a todas as atividades programadas para a sua exploração em cada escola. Ao efetuarem um estudo comparativo dos contos, os professores e os alunos procuram as diferenças mais significativas e os elementos diferenciadores. Assim, é dada a oportunidade a cada criança de descobrirem que os elementos partilhados fazem parte da cultura europeia e que as diferenças constituem um enriquecimento e um contributo positivo para a mesma, bem como para o desenvolvimento profissional dos professores.
Tópicos mais relevantes do projeto:
- cidadania europeia e sua consciencialização
- educação intergeracional
- cultura e criatividade
Objetivos gerais:
- aprender sobre diferentes culturas e tradições europeias
- trocar informação com as escolas parceiros
- cooperar em equipa e construir relações de amizade
- desenvolver competências linguísticas e de comunicação
- promover a aprendizagem de línguas estrangeiras
- trazer a dimensão europeia para o currículo escolar
- ajudar os alunos e professores a construírem uma identidade segundo uma perspetiva europeia
- promover um melhor conhecimento e compreensão do programa Erasmus+
- permitir aos alunos a aquisição de competências de vida básicas, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, futuro emprego e cidadania europeia ativa
Participantes:
- Escola Básica nº2 de Lamaçães, em colaboração com outras Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas D. Maria II Braga
- Alunos do 1º Ciclo
- Docentes: Maria de Fátima da Mota Teixeira Pinto, Júlio Almeida Gomes, Teresa Maria Xará Dias Pereira Dantas Leite,…
- Países Parceiros: Portugal, Turquia, Espanha, Grécia, República Checa, Letónia, Polónia e Roménia