5 Jan 2015
BE/CRE

Palavras Andarilhas na Biblioteca da Escola Básica de Lamaçães

A estafeta de contos - Palavras Andarilhas – chega à Biblioteca da Escola Básica de Lamaçães, na terça-feira, dia 6 de janeiro, pelas 11h45, através das contadoras Maria João Pinto e Sara Martins. Para as receber, estarão os alunos do 5º3 e 5º4 e a contadora do nosso agrupamento, Fernanda Freitas.

As Palavras Andarilhas são uma festa da Palavra – lida, escutada, contada – que de dois em dois anos, se faz em Beja. Este encontro, um dos maiores a nível nacional, é promovido desde 1999 pela Câmara Municipal de Beja através da Biblioteca Municipal de Beja José Saramago e pela Associação para a Defesa de Património da Região de Beja e assume-se como um grande momento de aprendizagem coletiva, em torno da promoção da leitura, da narração oral e da literatura.

Em outubro, a estafeta de contos saiu da Biblioteca de Beja e, ao longo do ano, contadores voluntários dão continuidade ao projeto, levando a partilha de saberes e experiências às instituições que se inscreveram. Para tal, é desenhado um itinerário, para que em todos os dias úteis haja uma sessão de contos.

A primeira instituição agendada no itinerário faz uma sessão de contos – para crianças ou adultos – no seu espaço e com o seu contador. No dia seguinte, este sairá para contar na próxima instituição. Nesta sessão, conta quem visita e quem é visitado. Todas as instituições recebem um contador e enviam um contador. A ligação entre sessões é feita através de um testemunho – livro dos contos – que se recebe e se entrega. Este ano, todas as sessões são abertas com um texto de Álvaro Magalhães ou de Isabel Minhós Martins.