6 Nov 2020
Projetos Especiais

Projeto eTwinning “Español en Acción”

O Projeto eTwinning “Español en Acción” contou com a participação de 753 alunos de 20 escolas portuguesas (do Minho ao Algarve) e arrecadou dois Selos Nacionais de Qualidade para o AE D. Maria II - Braga.

 

Segundo a Equipa eTwinning “O projeto está bastante bem estruturado e com boa organização das páginas do TwinSpace. Há evidências do desenvolvimento dos conteúdos curriculares da disciplina de Espanhol. É de louvar o trabalho colaborativo conseguido entre tantos membros do projeto e de salientar a qualidade do produto final, conseguido num curto espaço de tempo, em que professores e alunos viviam um período de confinamento, devido à pandemia.”.

 

Este projeto "¡Español en Acción!" surgiu com o objetivo de intensificar o estudo do espanhol, envolvendo os alunos em situações comunicativas reais. Pretendeu-se nesta participação valorizar a língua espanhola como meio de comunicação, utilizando as TIC para obter, selecionar ou apresentar informação. Ao mesmo tempo potenciar nos alunos mais desenvoltura/autonomia ao interagir por escrito e/ou oralmente nas mais variadas situações de comunicação. De acordo com a professora responsável os nossos alunos executaram com eficácia todas as etapas propostas, a saber: “Etapa 1 - Presentación del proyecto (1 de mayo - entrar y conocer los objetivos y las etapas; Mostrar a los padres/EE); Etapa 2 - Nos conocemos (4 a 17 de mayo - presentarse y participar en el foro en cita); Etapa 3 - Mi pueblo es tu pueblo (18 a 31 de mayo - presentar la escuela/instituto; presentar la ciudad donde vivimos/estudiamos; contestar al Quiz colectivo en Kahoot sobre los pueblos); Etapa 4 - Nos vamos de fiesta (1 a 14 de junio - participar en la creación de un ebook colaborativo); Etapa 5 - Evaluación del proyecto (15 a 21 de junio - Final) y Difusión (22 a 25 de junio)”. 

 

Link de apresentação do projeto disponível em: https://bit.ly/3chjMB3  

 

Livro colaborativo que resultou deste projeto (cf. pág. 14 e seguintes) disponível em: https://bit.ly/ebook_Nos_Vamos_de_Fiesta

 

Twinspace público disponível em: https://twinspace.etwinning.net/114424/home

 

Um especial agradecimento às professoras de espanhol envolvidas e aos seus alunos do 10.º ao 12.º ano que se implicaram, com entusiasmo, nesta aventura pelo mundo de eTwinning.

 

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.