28 Jun 2021
Projetos Especiais

Final Nacional das Olimpíadas de Astronomia

Os alunos Matheus Neris da Motta e José Francisco Coutinho Gonçalves de Sousa ficaram apurados para a prova Final Nacional das Olimpíadas de Astronomia, que foi disputada no dia 25 de Junho.

 

Em relação a esta prova, dado o aumento da incidência de casos de covid19 no país e estando envolvidos alunos das ilhas da Madeira e dos Açores, a SPA (Sociedade Portuguesa de Astronomia) decidiu realizar, a prova, em formato online nos mesmos moldes em que decorrem as Olimpíadas Internacionais.

 

De acordo com as indicações recebidas do Júri, a prova foi composta por duas partes:

-  Das 10h às 12h (9h00 – 11h00 nos Açores) decorreu a prova teórica (via Zoom);

- Das 14h30 às 17h00 (13h30 - 16h00 nos Açores) decorreu a prova prática com a duração máxima de 120 min (via Zoom).

 

As olimpíadas de astronomia são um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA), e destinado a estudantes do ensino secundário, diurno e noturno, do território nacional.

 

Tem como objetivos, entre outros, incentivar o interesse pela astronomia e estimular a curiosidade e o pensamento científico.

 

Os alunos vencedores terão acesso às olimpíadas internacionais de astronomia e astrofísica, com palco em Bogotá, Colômbia, em novembro de 2021.

 

Muitos parabéns ao Matheus Neris da Motta, pela vontade de participar, apesar de todos os constrangimentos.

Notícias Relacionadas

3 Dez 2021
Projetos Especiais
Decorrerá entre 6 a 10 de dezembro a "Semana dos Direitos Humanos" no AE D. Maria II
12 Nov 2021
Projetos Especiais
Sessão/Desbate sobre o tema "Fake News - O impacto da desinformação na democracia", com o Prof. Doutor Luís António Santos - 15 de novembro, 9:50h, Auditório Pequeno da ES D. Maria II.