13 Dez 2013
Concursos

EUCYS2013 em velocidade de cruzeiro

Projetos fantásticos em áreas que vão desde instrumentos de cirurgia para remoção de tumores, medicamentos que curam malária, robots que fazem coisas incríveis, aparelhos que detetam mutações de DNA, sistemas que leem ondas cerebrais até projetos de investigação de ponta, feitos por alunos do Secundário, que rivalizam com muitas universidades... É assim o EUCYS2013. Um evento de um nível extraordinário onde estão os melhores alunos que venceram as competições nacionais dos seus países e também representantes de várias partes do mundo que vão desde a China, Canada, Coreia do Norte, USA até à Nova Zelândia.

Falar com estes alunos é entrar no mundo da ciência de amanhã e cumprimentar muitos dos mais proeminentes cientistas que estarão no topo dentro de 10 anos.

De Portugal a Fundação da Juventude trouxe dois projetos: o do Agrupamento de escola Dona Maria - Determinação de Temperaturas de Estrelas e ainda da Escola profissional de Rio Maior - o SmartKit (uma caixa de fornecimento automático de medicamentos) e que venceram (1º e 2º respetivamente) a competição nacional portuguesa em Maio.

Tem sido uma experiência inesquecível com os nossos alunos (Sofia Lopes, Sofia Fernandes e Pedro Oliveira) a serem confrontados com cientistas de renome internacional em entrevistas individuais onde têm que explicar o seu projeto e as suas potencialidades.

No final veremos o resultado. No entanto, só pela experiência já valeu a pena estar aqui.

Temos desde já uma certeza. A nossa escola está a jogar, esta semana, na "Champions League" da Ciência e pontuar em todos os jogos. Amanhã à noite irão ser anunciados os vencedores (façam figas)

Notícias Relacionadas

22 Set 2022
Concursos Docentes
Publicação das listas ordenadas definitivas
20 Set 2022
Concursos
Suprimento das necessidades temporárias de formador nas áreas técnicas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde.