29 Jan 2020
Institucional

Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa

No dia 22 de Janeiro de 2020 comemorou-se o dia do intérprete de Língua Gestual Portuguesa. 

Tendo em conta que o Agrupamento de Escolas D. Maria II é um agrupamento de referência para a educação bilingue de alunos surdos, esta efeméride foi assinalada nas suas diversas escolas.

 

O intérprete de LGP é um profissional cuja função principal consiste em mediar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, interpretando e traduzindo o discurso oral para Língua Gestual Portuguesa e vice-versa. Deste modo, com o docente em sala de aula, o intérprete contribui para o acesso à educação e respetiva equidade. Além disso, está presente em outras situações escolares como a tradução de reuniões, atividades extracurriculares, visitas de estudo, entre outras.

Assim, foi realizada a tradução de histórias em Língua Gestual Portuguesa, nas escolas de referência do 1° ciclo e no jardim-de-infância.

Também traduzimos uma música dinamizada pelo clube de ukelele vídeo pode ser visualizado no sítio do agrupamento. Foram, ainda, afixados cartazes informativos pelos vários espaços da escola de modo a promover este dia.

 

Desta forma, foi divulgada a profissão de intérprete de Língua Gestual alertando-se para o papel preponderante que esta assume no dia a dia das pessoas surdas, valorizando-se sobretudo a sua língua natural pois "O desejo de ir em direção ao outro, de se comunicar com ele, ajudá-lo de forma eficiente, faz nascer em nós uma imensa energia e uma grande alegria, sem nenhuma sensação de cansaço". (Dalai Lama).

Ver vídeo alusivo

 

Notícias Relacionadas

5 Ago 2022
Institucional
Com o voucher os Encarregados de Educação deverão dirigir-se a uma livraria aderente ao programa e aí proceder ao levantamento dos manuais novos.
7 Jul 2022
Institucional
Em 4 de julho de 2022, tomou posse, como Diretora do AE D. Maria II, a Drª Ângela Maria Machado Meireles, em sessão pública presidida pelo Presidente do Conselho Geral, Dr. Vítor Manuel Dias [...]