17 Jun 2019
Projetos Especiais

A biodiversidade no espaço exterior da ES D. Maria II

O jardim da Escola Secundária D. Maria II, um excelente objeto de estudo da biodiversidade de espécies de plantas

 

No âmbito do projeto «Não há não duas folhas iguais em toda a criação», promovido pela Biblioteca escolar, nos anos letivos de 2017-2018 e 2018-2019, professores da disciplina de Biologia e Geologia e seus alunos realizaram uma aula de campo no jardim da escola, com o intuito de conhecer a biodiversidade de espécies de plantas de um dos seus ecossistemas.

 

Após observação e cuidada análise, verificou-se a existência de dez espécies diferentes de árvores e arbustos no espaço selecionado.

 

Vários fatores contribuem para esta biodiversidade, particularmente a perturbação antrópica, a luminosidade, a temperatura, a humidade, refletindo-se na diversidade, quantidade e desenvolvimento das espécies de plantas. Entre elas, é dominante e mais desenvolvido o choupo-tremedor (Populus tremula), contrastando com a bananeira (Musa X paradisiaca), que não se adaptou às condições do local.

 

O desenvolvimento deste projeto teve o mérito de sensibilizar os alunos para a importância da manutenção das condições ambientais adequadas, conservando os habitats específicos, gesto que inegavelmente contribui para a preservação da biodiversidade de espécies de plantas, seja no jardim da escola seja no planeta em geral.

Notícias Relacionadas

8 Jan 2015
Esc. Sec. D. Maria II
Aula Aberta e Debate - Contra o atraso científico em Portugal: um combate difícil pela cultura científica, com o Professor Doutor Mariano Gago. Sexta-feira, 9 de janeiro, pelas 11h55, no polivalente [...]