28 Jan 2020
Projetos Especiais

"Auschwitz - marcas de uma herança."

A partir do dia 27 de janeiro, até 10 de fevereiro, estará patente ao público, no Átrio da Escola Secundária D. Maria II, a exposição fotográfica Auschwitz: Marca(s) de uma herança, da autoria do jornalista David Araújo, evocando o 75.º aniversário da libertação do maior e mais terrível campo de extermínio nazi, em cujas câmaras de gás e crematórios foram mortas mais de um milhão de pessoas.

 

O autor das fotografias é jornalista-repórter da RTP e tem desenvolvido diversos trabalhos fotográficos associados às suas reportagens, que lhe têm servido de motivação para alertar e sensibilizar as gerações mais jovens para as inúmeras atrocidades que a História recente tem para nos mostrar.

 

Partindo do universo monocromático que Auschwitz apresenta, as imagens expostas são a preto e branco e convidam o visitante a refletir sobre a condição humana. Como forma de criar empatia com o contexto histórico que pretendem evocar, todas as legendas são compostas por testemunhos das vítimas.

 

A exposição será complementada com a apresentação de um vídeo referente a uma entrevista do autor a Leon Weintraub, um dos sobreviventes de Auschwitz, que sobreviveu à passagem pelo campo de extermínio, de onde conseguiu fugir, perdendo, no entanto, toda a família.

 

Todos os anos, por esta altura, já são cada vez menos os sobreviventes de Auschwitz que regressam à Polónia para assinalar a libertação do Campo de Concentração que ali existiu e que é considerado o maior símbolo do Holocausto. Deixam-nos o importante  legado de não permitir que se repita.  

 

Assim, e porque importa não esquecer, convidamos a comunidade bracarense a visitar esta exposição durante o período de funcionamento da Escola Secundária D. Maria II.

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.