25 Nov 2020
Projetos Especiais

AE D. Maria II vence a 10.ª edição do programa da AMI "Linka-te aos outros 2020"

 
AE D. Maria II é o vencedor do Programa "Linka-te aos outros" da AMI (Assistência Médica Internacional,  organização não governamental) com o projeto "Rumo à nossa melhor versão", desenvolvido sobretudo com alunos do 11.º ano e que tem como plano de intervenção a familiarização dos jovens para a elaboração, gestão e implementação de projetos comunitários nas áreas de sustentabilidade ambiental e integração social, assumindo-se um compromisso no exercício da cidadania ativa.  Notícia disponível em: https://ami.org.pt/blog/linka-te-aos-outros-ja-tem-vencedores-3/
 
O projeto foi idealizado para quatro áreas de intervenção, a saber: 
1) “Leva e Traz” (recolha e distribuição anónima de bens para reutização); 
2) “Agasalha um Sem-Abrigo” (recolha de cobertores para sem-abrigo referenciados pela Cruz Vermelha); 
3) “Combate à solidão da população sénior” e 
4) “Ruma à tua melhor versão”. 
 
Considerando as potencialidade/dificuldades e as aspirações dos nossos alunos, quer do ponto de vista académico, quer do ponto de vista pessoal, organizaram-se uma série de sessões com o objetivo de alargar os seus horizontes. A saber: 1) Sessões com alunos do Programa ERASMUS com o intuito de partilharem as suas experiências pelo mundo; 2) Sessões subordinadas à temática “Supera-te! Comunica melhor em público”, realizada em colaboração com a Toastmasters para desenvolver as competências linguísticas dos alunos. 3) Sessões de Coaching “Supera-te! Desperta o teu poder e ruma à tua melhor versão” realizadas em colaboração com a Protagonist Impact
 
Foram dinamizados diversos encontros (quer em aulas presenciais, quer em aulas online síncronas) com os convidados que, de seguida, se enumeram cronologicamente: (2020.11.28) com Manuela Ruiz (Bogotá - Colômbia) “La música en el mundo hispano”; (2020.01.27) com alunas espanholas Ana García (Albox, Almería), Ana Garrido (Montehermoso, Cáceres), Ana Isabel Rosell (Madridejos, Toledo), Julia Ballester (Madrid) “Estudiar en otro país y aprender viajando”; (2020.03.24) com Fernando Penís (de Albuquerque - Extremadura) “La gastronomía del centro y sur de España; (2020.04.28) com Sofia Andrade e Alberto Lema (galego de Guzpucua) “Cómo hablar mejor en público y dominar la comunicación”; (2020.05.05) com Marko Castillo (Michoacán - México) “En todos lugares aprendes - la cultura de los países hispanohablantes”; (2020.05.08) com Renato Raposo “O poder do conhecimento e da comunicação. Quais são as armas em que deves investir para enfrentar o futuro?”; (2020.05.13) com Jorge Oliveira "Webinar - Como podes desenvolver as tuas competências de comunicação?". 
 
Quanto às sessões de coaching, a equipa realizou um trabalho intensivo (em três turmas) que envolveu: 1) Análise comportamental; 2) Clareza dos papéis; 3) Reflexões sobre a identidade e a gratidão; 4) Rota de acção e definição de metas; 5) Concretização de planos de acção; 6) Análise da evolução; 7) Projeção de sonhos/ desejos e análise de resultados, numa perspetiva holística. 
 
A título de exemplo, destacamos um dos trabalhos produzidos neste projeto que passou pela criação e publicação do mapa interativo “Ver Braga por um canudo caleidoscópico“ sobre a cidade de Braga em 5 idiomas (com o Google Maps) e de um mapa interativo com 14 pontos da obra do Mestre André Soares em 5 idiomas (com o Tour Builder), contando com textos e fotografias de Eduardo Pires de Oliveira (doutorado em André Soares), com a representação dos locais em aguarela (alunos de Artes Visuais da Prof. Goreti Duarte e Cidália Freitas) e a história sobre esta viagem do escritor Francisco Silva. Todos os textos foram traduzidos para espanhol, inglês, francês e língua gestual portuguesa. Nesta fase destaca-se o trabalho dos Prof. Lurdes Martins, Ana Paulos, Liliana Gomes, Ana Luísa Barroso, Lucília Santos, Orlando Martins e da intérprete Vera Barbosa.
 
Quando se concluírem todas as etapas (nas quatro áreas de intervenção para que este projeto foi idealizado) serão publicamente apresentados os resultados.
 
Desejamos a toda a nossa equipa de trabalho e a toda a nossa comunidade educativa umas excelentes e regeneradoras férias que nos permitam encontrar a energia e o entusiasmo que precisamos para continuarmos rumo à nossa melhor versão.
 
Bem-haja a todos os envolvidos que rumam diariamente à sua melhor versão.

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.